- +1% de Maestria
- Posts
- Resolvi viajar por um mês, sem destino, e isso mudou a minha vida.
Resolvi viajar por um mês, sem destino, e isso mudou a minha vida.
Neste texto, na minha volta às nossas conversas, eu não vou fazer um super texto emocionado (deixo isso para os próximos), mas quero ser prático e útil.
Cheguei a dezenas de conclusões pessoais e profissionais nessa viagem. Nesta carta, vou te passar uma dessas conclusões.
Se temos dois atletas idênticos, qual é o atleta que ganha mais? Aquele que compete por mais tempo.
Seja nos esportes, empreendendo, nos estudos ou nas artes, ninguém traz maior resultado do que o longo prazo. Aqueles que trabalham por mais tempo vencem.
Portanto…
LIÇÃO No. 1: Devemos escolher aquela missão que conseguimos fazer pelo maior tempo possível. Consistência é a regra do jogo.
Na nossa jornada, muita coisa nos faz “desviar” do nosso caminho… Às vezes, você tem uma família que te criou de uma forma que te fez esconder seu maior talento. Às vezes, no momento de escolha de carreira, você recebia uma pressão externa que te fez escolher algo completamente diferente do que você realmente gosta.
Agora, pensa comigo, qual é o seu maior medo?
– Que tudo dê errado.
Agora pense que tudo DEU errado:
Você seguiu o que te falaram,
Fez exatamente o que te traria o melhor “resultado” (não necessariamente a maior felicidade)
E, depois de tudo, deu errado.
Você preferiria ter feito o que te falaram que era o certo ou o que você sentia que era o certo?
Eu sinto, muitas vezes, que a maioria de nós aceita um caminho imposto porque acha que terá “mais chance” de dar certo, sendo que a realidade não é assim.
Sempre que fico diante de uma decisão desse tipo, eu me pergunto:
“– Ok, agora estou deitado na cama com 90 anos e morrendo, qual desses dois caminhos eu teria mais orgulho de mim mesmo por ter escolhido?”
LIÇÃO No. 2: Escolha o caminho que mais lhe agrada, independentemente do que falarem, criticarem ou das vozes da sua cabeça.
E isso chega a uma das conclusões que eu tirei viajando… Eu trabalharia no Maestria pelo resto da minha vida.
Não do modo como ele está agora, mas pelo porquê eu o criei. O princípio de tirar do escuro aqueles mestres anônimos e mostrá-los para o mundo é algo a que eu me dedicaria pelo resto da vida.
Tudo vem do questionamento do que você conseguiria fazer a longo prazo. Por isso, o caminho ao qual você deve se dedicar é aquele que tem o maior significado para você, porque, no final, independentemente das dificuldades, você sabe que irá se dedicar com maior consistência durante décadas.
Note que, ao longo da jornada, o trabalho fica chato, maçante; é normal, as dificuldades são esperadas, mas o propósito se mantém, e isso é o mais importante.
Nesse momento, faça o pensamento inverso do que falamos anteriormente: pense que você irá ficar feliz e rico independentemente. Seria muito melhor ficar rico fazendo algo que está alinhado ao máximo com você, certo? Então é isso.
Essa foi uma das conclusões a que cheguei nesses 30 dias de aventuras. Independentemente de onde ou como, eu quero me dedicar a algo que tenha muito propósito, que esteja intimamente ligado ao Enrico e que - principalmente - eu goste muito.
LIÇÃO No. 3: Estude-se ao máximo para entender quem é você e o que você quer.
Nada do que eu falei anteriormente vale se você não sabe exatamente quem você é ou o que você quer.
Essa era uma dúvida que me corroía por dentro durante muitos anos. Sério, eu passava mal pensando nisso porque nunca chegava a uma conclusão. Até que, depois de alguns anos, muitos testes de personalidade e autoanálises mais extensas do que o necessário, eu tenho de maneira clara para mim mesmo.
Quero viver a vida nos meus termos.
Quero poder viver em qualquer país do mundo.
Quero ser a ponte que tira as pessoas da escuridão (mostrar o talento para o mundo).
Sempre invejei aquelas pessoas que desde sempre sabiam o que queriam. Para mim, aconteceu de uma forma um pouco diferente: depois desse batalhão de estudos de autoconhecimento, olhei para trás, conectei os pontos (dos meus talentos e da minha personalidade), e o caminho se formou na minha frente.
Algumas dicas para você fazer com que o caminho se forme na sua frente:
Pesquisa interna: faça testes de personalidade, testes de comportamento, analise o que as pessoas falam de você para você e sobre o que elas te pedem ajuda.
Olhe para trás: identifique padrões nos seus comportamentos no passado, tente encontrar as similaridades em como você atuava, o que fazia na escola, colégio, o que te trazia maior felicidade e o que você menos gostava de fazer.
Portanto, se eu pudesse te resumir:
Entenda quem é você.
Escolha aquela carreira/negócio que você consiga fazer pelo maior tempo possível.
Dedique-se ao caminho que mais te agrada, que tem mais sinergia com você.
Entenda que haverá dias bons e ruins, mas que o propósito deixa tudo mais fácil.
Uma das maiores conclusões a que eu cheguei é que o meu modelo de negócios, hoje, eu consigo levar por muitos e muitos anos, e ele traz a realização e o propósito que eu tanto busquei. Espero que você encontre o seu.
Até a próxima semana,
Enrico Mcoa.